A RÁDIO, A CIDADE E OS PASSARINHOS

03/03/2008

Uma rádio que, em vez de música, toca o canto dos passarinhos está atraindo "dezenas de milhares" de ouvintes em Londres.

E eu, que me achava mal da cachola porque gostava de perder umas horas observando os passarinhos na cinzenta São Paulo.

Lá, na paulicéia, algum banco de praça no verde Alto de Pinheiros, ou na minha querida Vila Madalena, servia de descanso para os olhos metidos no corre-corre da hora do almoço. (Quem se interessar, leia esta crônica).

Aqui, descobri a rádio Birdsong por acaso, quando escaneava sinais com meu recém-comprado aparelhinho de rádio digital, que substituiu o de pilhas, antigo companheiro, que ficou por aí em algum canto deste planeta.

Diz o Daily Telegraph que a Birdsong nasceu há apenas dois meses, substituindo a antiga rádio OneWord. A trilha sonora consiste de gravações feitas em 1992 no jardim do presidente do grupo Digital One, Quentin Howard, em Wiltshire, relata o jornal.

Entre os sons que costumavam preencher a freqüência da rádio Classic FM há 16 anos, um ouvinte chegou a identificar 12 tipos de cantos de passarinhos.

Neste país em que observar passarinhos é um hobby sério, com direito a inúmeros programas de televisão, alguém chegou a comparar a trilha sonora da rádio Birdsong a outro clássico da rádio britânica – o não menos hipnótico boletim do tempo para navegadores, o Shipping Forecast da BBC.

Adepto ocasional do hipnotismo do Shipping Forecast para dormir, não resisti e sintonizei a Birdsong em pleno congestionamento certo dia. Fechei os olhos e deixei-me imaginar em uma rede rodeada de palmeiras, onde o zum-zum do exterior virasse apenas o pano de fundo de umas merecidas férias.

Confesso, às seis horas da tarde, era melhor que o walkman do sujeito ao lado ligado no último volume.

Imaginei que na mesma hora talvez estivessem fazendo o mesmo "dezenas de milhares" de pessoas que o Telegraph definiu como "urbanóides sedentos por um gostinho do interior", nesta Londres onde não haverá um palmo de terra inaproveitado.

Infelizmente, como o solo, o ar de Londres também não pode se dar ao luxo de ficar à margem desta potente máquina capitalista. Como a rádio Birdsong não é comercialmente viável – qual o sentido de colocar anúncios numa rádio deste tipo? –, mais dia, menos dia sairá do ar, alertou Quentin Howard.

Talvez se repitam as mesmas reclamações de ouvintes que protestaram quando os cantos de passarinhos saíram do ar da rádio Classic FM em 2005. Ou quem sabe estes ouvintes se conformem com que viver na metrópole tem lá o seu preço.

No fundo, nada para um urbanóide vicia mais que cidade, Londres, São Paulo, Caracas, Mumbai ou Tóquio, passarinhos à parte.

Publicado na BBC Brasil (©BBC Brasil)